Para que seja possível o seu navegador acessar um site qualquer (como o http://informaticamestre.blogspot.com) ele utiliza o DNS, acrônico para Domain Name System ou, em português, Sistema de Nome de Domínio. Este sistema é responsável pela tradução de endereços de IP (números) em nomes.
Isso facilita sobremaneira o acesso a sites, pois guardar o nome de um domínio é extremamente mais simples do que uma sequência numérica, pois você digita o domínio e o computador interpreta o IP.
Contudo, antes de existir o DNS, os próprios computadores eram responsáveis por esta tradução, usando para isso um arquivo de nome hosts. Este arquivo é uma tabela dos sites e seus respectivos endereços.
Estes arquivos são utilizados para bloquear ou redirecionar algum site. Primeiramente, ensinaremos somente sobre bloqueio, leia sobre redirecionamento mais abaixo.
Encontrando o arquivo “hosts”
A localização deste arquivo é diferente tanto em algumas versões do próprio Windows quanto em outros sistemas operacionais. Além das versões do Windows, nós citaremos aqui outros dois SOs bastante utilizados: o Mac OS X e o Linux.
• Windows XP/Vista/7/8
C:\Windows\system32\drivers\etc\hosts
• Mac OS X
/private/etc/hosts
• Linux
/etc/hosts
O arquivo hosts não possui extensão, então os endereços relacionados acima são caminhos que levam diretamente para o arquivo. Como ele é um arquivo de texto simples, poderá ser aberto por um bloco de notas comum.
Para abrir o bloco de notas no windows 7/8 vá no menu iniciar, todos os programas, acessórios e abra o bloco de notas como administrador, e navegue até a pasta onde se encontra o arquivo hosts.
windows\system32\drivers\etc\hosts
Já no windows XP/Vista Vá em Iniciar > Executar (atalho: Tecla do Windows + R) e então digite (copie e cole) a sequência:
notepad %WINDIR%\system32\drivers\etc\hosts
Ao acessar o arquivo, você visualizará o seguinte arquivo:
Note que o único endereço listado ali é o localhost, com o endereço de IP 127.0.0.1. Este endereço se chama loopback e é usado por sua máquina para se conectar a ela mesma, ou seja, não é um endereço fora do seu computador.
Bloqueando um site
Agora sim vamos tratar de como bloquear um site especificamente. Para fazer isso, você precisa relacionar um IP nulo (0.0.0.0) à página que deverá ser bloqueada. Depois disso, dê um espaço (fica a seu critério se espaço simples pressionando a barra de espaço ou espaço maior com a tecla Tab) e então insira os endereços da página.
Como uma mesma página pode, muitas vezes, ser acessada por alguns endereços diferentes, certifique-se de que incluiu todos na lista de bloqueio. Para tornar mais clara a explicação, vamos mostrar como seria o código para bloqueio ao site fictício Virus World:
# Bloqueio Vírus World
0.0.0.0 www.virusworld.com
0.0.0.0 virusworld.com
0.0.0.0 www.virusworld.ws
0.0.0.0 virusworld.ws
Você deve estar se perguntando sobre o uso do símbolo # antes do título. Ele serve para indicar um comentário e não será reconhecido pelo arquivo como algum código. Sua função é mais para questão de organização, pois com ele será possível criar separadores e lembretes, para que você saiba o motivo que levou a bloquear determinada página.
Vantagens
A internet é um campo muito vasto de informações onde praticamente tudo está a um clique de distância. Infelizmente, nem todo o conteúdo disponível na rede é aconselhado para crianças, por exemplo, então o bloqueio de sites pode ser uma boa ferramenta para que pais evitem o acesso de seus filhos a sites com conteúdo inapropriado.
Além disso, o bloqueio pode ser algo muito útil para evitar que sua máquina seja infectada por algum vírus ou spyware, afinal, se você não acessa uma página contendo algo suspeito de prejudicar ou infectar seu computador, a chance disso acontecer diminui consideravelmente.
Para facilitar a sua vida, alguns sites desenvolvem um trabalho bem interessante quanto a hosts. Eles atualizam constantemente uma lista de arquivos hosts que bloqueiam diversos sites cujo conteúdo é suspeito e pode prejudicar o seu computador. Um bom exemplo disso é o MVPs Hosts(clique para acessar).
Redirecionando sites
ATENÇÃO! Este recurso deve ser usado com muito cuidado, pois seu mau uso pode causar prejuízos. Ele pode ser usado também para fins maliciosos para que ao acessar um endereço você seja levado automaticamente para outro. Fica a critério e responsabilidade de cada um a aplicação das dicas exibidas aqui.
Este processo também é muito simples, afinal, o arquivo hosts relaciona um endereço de IP ao domínio de algum site. Logo, se você relacionar um domínio a um IP diferente, quando for acessado ele encaminhará automaticamente para a página do número de IP.
Apague essas informações e salve o arquivo para se livrar. O uso de um bom programa antivírus e a prudência na hora de sair clicando por aí também pode ajudar a não mais ser infectado.
Arquivo hosts grandes causam lentidão
Se você inserir muitas informações em seu arquivo hosts, poderá ter problemas com lentidão de seu sistema, principalmente se utiliza o Windows 2000, XP ou Vista. Isso pode ser resolvido rapidamente, desativando o Cliente DNS, da seguinte maneira.
Acesse Menu Iniciar > Executar (atalho: Tecla do Windows + R) e digite services.msc
Na nova janela que apareceu, procure na lista pela opção Cliente DNS, clique com o botão direito sobre ela e então acesse Propriedades.
Agora, clique em Parar, altere o Tipo de Inicialização para Desativado, clique em OK e pronto.
0 comentários:
Postar um comentário